DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

O que é um blog? Sabe, ainda não descobri por inteiro... Escrevo aqui quando estou inspirado, meio bêbado ou quando não estou fazendo nada... Tento ser sério e não falo nada útil... Tento ser engraçado, e acabo sendo sem-graça... É, acho que ainda tenho alguns problemas aqui... Mas, quem sabe a prática não ajude? O fato é que aqui falo muito de mim... Quase não falo de outras coisas, até porque, dentro do meu "egoísmo cotidiano", me sinto um tanto quanto deslocado... E quem sabe aqui, não consigo me decifrar melhor, entender o que acontece tanto no mundo real quanto no virtual? O que é um blog mesmo?

sábado, 15 de novembro de 2008

Gênio, genial, geniosidade

Este meu "retiro espiritual" está me servindo para algumas reflexões fúteis, e outras nem tanto...

Como não podia faltar, em tempos que fico muito tempo sem poder fazer nada (ou até por falta de vontade mesmo...), acabo indo direto para o youtube... Sempre ver alguns vídeo-clipes, ou alguns lances saudosos do bom e velho futebol (algo parecido com o que se pratica em todo o planeta em campos do dito esporte).

Pois bem, me parei, como sempre, vislumbrando lances da grandiosa carreira de um dos maiores craques que eu vi jogar: Zinedine Zidane. Um cara frio, mas de uma imensa categoria, uma genialidade incomparável! E minha reflexão se dá neste conceito: genialidade.

Como podemos definir o que é/ser genial? Todos nós podemos ser geniais? Ou este campo está restrito a semi-deuses e deuses, não só do esporte, como no meu exemplo, mas na literatura, na música, nas artes em geral, nas ciências, enfim...

Pois bem, para mim, a genialidade está acima de nós, meros mortais! Podemos ter alguns lampejos de genialidade, mas estes breves "momentos" não passam de um ponto em nossa "mediocridade". A genialidade está restrita a poucas pessoas, diferentes em sua essência, em seu modo de ver a vida, e solucionar seus problemas. Peguemos o exemplo de Zidane. Por que simplesmente tocar a bola de lado? O futebol não é tal qual uma arte, não serve para a diversão do povo? Pois então, por que não diverti-lo?

Zidane foi craque em todos os aspectos que podemos pensar. Jogador cerebral, de dribles desconcertantes, líder pelo seu futebol clássico e majestoso, realizador de gols fantásticos, e de momentos que só uma pessoa diferente poderia ser capaz de fazer (ou não foi genial a cabeçada dele no zagueiro italiano Materazzi na final da copa de 2006?). Ver imagens de sua carreira é ver que é possível ser gênio sim, mas só se você já nasce com este dom.

Partindo deste exemplo, pensem nos grandes gênios da vida de cada um: Pablo Picasso, Albert Ainstein, Maradona, Pelé, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Ernesto "Che" Guevara, Hannah Arendt, entre outros. Eles não pensam como nós... Eles estão acima da mediocridade reinante no mundo. Eles são diferentes, porque eles sempre querem e buscam o melhor, em qualquer coisa que façam, em qualquer coisa que acreditam. E suas ações não ficam restritas a meros "lampejos".

Nenhum comentário: