DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

O que é um blog? Sabe, ainda não descobri por inteiro... Escrevo aqui quando estou inspirado, meio bêbado ou quando não estou fazendo nada... Tento ser sério e não falo nada útil... Tento ser engraçado, e acabo sendo sem-graça... É, acho que ainda tenho alguns problemas aqui... Mas, quem sabe a prática não ajude? O fato é que aqui falo muito de mim... Quase não falo de outras coisas, até porque, dentro do meu "egoísmo cotidiano", me sinto um tanto quanto deslocado... E quem sabe aqui, não consigo me decifrar melhor, entender o que acontece tanto no mundo real quanto no virtual? O que é um blog mesmo?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pegadinha do Mallandro

Fala rapaziada!!!
Pois é, voltei mais do que depressa, pois meu cérebro está fervendo, assim como as bolsas de todo o mundo!!! Rapá, num é que o acelerador de partículas vai fazer o mundo acabar mesmo?! Mesmo que seja o mundo da especulação, mas... Já é um avanço!!!
Mas meu objetivo aqui é outro... Passadas as eleições, muito se falou sobre como escolhemos nossos candidatos, sobre como somos um povo "descidadanizados" (vixe, que palavra é essa?) na hora de elegermos nossos representantes. Mas alguém já parou pra pensar sobre como somos educados para a realização de qualquer pleito em nosso país?
Este ano foi exemplar na questão de orientação para a eleição por parte dos tribunais eleitorais, com propagandas inteligentíssimas veículadas na TV, com ótimas analogias de como uma escolha ruim pode influenciar nossa vida em quatro anos. Mas sabemos realmente quais os deveres de nossos distintos representantes? E os nossos enquanto povo soberano?! Sabemos realmente o significado da palavra democracia? Todos nós enquanto sociedade temos real consciência de como participar ativamente da democracia brasileira?
Vamos pensar um pouco na educação de nosso país, e daí podemos ter uma breve noção de como temos grandes problemas na forma como a democracia é encaminhada no Brasil... De dois em dois anos pensamos em eleições, mas não prestamos bem atenção no que estamos fazendo, e somos ótimos em jogar a culpa nos outros: nos políticos, que são corruptos; no povo, que não sabe votar; em nossos governantes, que não sabem conduzir nosso país... É, uma terra que têm um monte de ladrões, de pessoas que sempre dão o jeitinho... E olhamos para nós mesmos?! Sempre esquecemos de olhar no espelho e ver o quanto sonhamos com um mundo ideal, distante de nossa realidade, e cobramos coisas bizarras dos outros sem ver os erros em nós mesmos...
Se pararmos para pensar, é bem possível de vermos como a mídia nos corrompe para que vejamos o que eles querem, e não conseguimos analisar corretamente o que está acontecendo ao nosso redor. Pára tudo!!! Enquanto não definirmos de fato o que queremos, vamos ser obrigados a conviver com Netinhos, Serginhos, Lacraias, Pastores, Doutores, Zés da esquina arrumando uma "boquinha" em câmaras municipais, estaduais e federais, pelo simples fato que a eleição no Brasil virou uma grande brincadeira de mau gosto... Como cobrar pessoas sem tanto acesso a informações e que sempre tiveram problemas com educação, que saibam as propostas dos candidatos, que consigam escolher decentemente seus representantes? Será que estas pessoas que acabam sendo caçoadas em reportagens (palhaçadas) da mídia televisiva, escrita e virtual realmente serão representadas pelos seus "candidatos"? É muito fácil culpar os outros, mas nós, que temos o acesso, e podemos difundir as informações, fazemos alguma coisa para mudar essa situação?
Pois é... Olhe bem no espelho e veja se a imagem refletida é de uma pessoa de consciência limpa ou está de boné virado fazendo glu-glu...

Nenhum comentário: