DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

O que é um blog? Sabe, ainda não descobri por inteiro... Escrevo aqui quando estou inspirado, meio bêbado ou quando não estou fazendo nada... Tento ser sério e não falo nada útil... Tento ser engraçado, e acabo sendo sem-graça... É, acho que ainda tenho alguns problemas aqui... Mas, quem sabe a prática não ajude? O fato é que aqui falo muito de mim... Quase não falo de outras coisas, até porque, dentro do meu "egoísmo cotidiano", me sinto um tanto quanto deslocado... E quem sabe aqui, não consigo me decifrar melhor, entender o que acontece tanto no mundo real quanto no virtual? O que é um blog mesmo?

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Juds Retrô 2009

Pois é, não tem jeito... O ano está acabando, os dias estão se arrastando para o fim... Hora de tentar entender ele, de rever as coisas que passaram, e tentar ter algum saldo, seja positivo ou negativo... Será que consigo?

Um começo promissor!!! Uma viagem maravilhosa para um lugar paradisíaco, e finalmente uns dias na "cidade maravilhosa"... Parecia que tudo ia ser fantástico neste ano, se seguisse os acontecimentos do início do mês de janeiro... Pois bem, foi só impressão...

Por mais planejamento, tentativa de organização, a correria foi demais!!! O dinheiro, sempre curto (um tanto por conta das farras, quase intermináveis), o cansaço, sempre muito grande... Aulas não foram assistidas, aulas não foram dadas, coisas foram deixadas pela metade, aquilo que foi planejado não foi cumprido... E teve de tudo: greve, gripe suína, trabalhos e mais trabalhos... Que ano...

Um ano que quase foi deixado para trás, que quase foi o fim de um sonho: quase deixei um curso de graduação na USP, que eu ambicionava fazer desde os idos de 2003... O cansaço, a falta de muitas perspectivas futuras, a impossibilidade de fazer o curso de uma forma melhor... Quase... Muitas foram as conversas com amigos, noites mal dormidas, planos sendo refeitos... Mas, ao ver uma amiga que está na quinta faculdade, que é uma das melhores alunas da turma, fazendo a prova, e sempre de bem com a vida, tive a revelação: por que eu tenho que encarar tudo tão a sério? Por que tenho que ser tão ranzinza comigo mesmo?

Pois dai, comecei a ver as coisas a partir de outra maneira... Pra que ver sempre o lado negativo? Pra que sempre reclamar das coisas? Sai de casa, começou a chover... Bom, é para lavar a alma!!! Dia cansativo no trabalho? Dia muito produtivo!!! Prova ruim na facul? Bom, sinal que preciso estudar... Se as coisas acontecem, é porque tem um propósito, talvez um pouco além da minha compreensão...

Bom, e foi isso... O que? O resto? Ah, o resto foi chateação... O de sempre... Problemas de família, problemas de "relacionamento", o desacerto no mundo de sempre, as mulheres que vão e vem (mais vão do que vem)... Mas pra que falar disso? Pra que chatear com isso? Se posso dizer que voar é fantástico!!! Que o Rio Grande do Sul é lindo!!! Que cada vez mais sinto uma paixão imensa por lecionar!!! Que tenho bons amigos, mesmo que as vezes eu não seja um bom amigo... Que minha mãe se enche cada vez mais de vida, mesmo que tudo aconteça para que ela "definhe"... Que minha família é maravilhosa, e vai aumentar neste ano de 2010!!!

Como minha memória não é tão boa, não lembro de muita coisa... Mas tomar consciência dos meus quase trinta anos sem tomar um grande choque e poder ter vida e ânimo para planejar o futuro, seja em coisas breves como em coisas a longo prazo me dão prazer... E até o meu egoísmo, que me atrapalha e volta e meia me cega, o que me faz me sentir mal as vezes, tem me ajudado... Tenho que fazer as coisas por mim, pela minha mãe e por minha felicidade, e é bom fazer isso tranquilo, de alma limpa...

E esse foi o meu ano de 2009, sem grandes "acontecimentos" ou estupendas "realizações"... Diríamos que foi um ano de provações, e creio ter passado bem por elas... Por que? Bom, pelo simples fato de acreditar piamente que o ano que se avizinha será bom... Não porque vão acontecer coisas mirabolantes, e poder dizer que vai ser um ano que vou arrebentar, ou isso e aquilo... Mas pelo simples fato de eu ter tranquilidade e alegria de viver a vida cotidiana, de elaborar e tentar seguir planos simples, e até alguns mais elaborados... Sim, o saldo foi positivo... Mesmo que o ano ainda não tenha acabado... Mas, já está na hora de dizer "feliz ano velho"...

Nenhum comentário: