DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

O que é um blog? Sabe, ainda não descobri por inteiro... Escrevo aqui quando estou inspirado, meio bêbado ou quando não estou fazendo nada... Tento ser sério e não falo nada útil... Tento ser engraçado, e acabo sendo sem-graça... É, acho que ainda tenho alguns problemas aqui... Mas, quem sabe a prática não ajude? O fato é que aqui falo muito de mim... Quase não falo de outras coisas, até porque, dentro do meu "egoísmo cotidiano", me sinto um tanto quanto deslocado... E quem sabe aqui, não consigo me decifrar melhor, entender o que acontece tanto no mundo real quanto no virtual? O que é um blog mesmo?

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Parte X – Um estrangeiro em terras brasileiras

A chegada no Rio foi uma coisa bizarra... Uma sensação de medo me invadiu, quando percebi que estava completamente perdido, no meu próprio país!!! Estou com três mapas e um guia do Rio... Se não fossem esses mapas, esses guias, e algumas almas bondosas, estaria até agora tentando sair da rodoviária...
Agora, eu tenho a real noção de como se sente uma pessoa de fora, um “forasteiro”... Aos poucos, fui descobrindo como funcionam as coisas no Rio, me localizando, descobrindo a “Cidade Maravilhosa”.
Mas o melhor foi chegar no albergue onde eu ficaria hospedado e descobrir que, além de mim e das pessoas que lá trabalhavam, a única pessoa que falava português era um ALEMÃO!!! Sim, eu virei um estrangeiro até no albergue... Aos que vinham falar comigo, a frase já estava “musical”: “Hi, my name is Bruno! I don’t speak english, sorry...” Andei muito nesses dias de descanso, sempre acompanhado de minha máquina fotográfica. Foram mais de 600 fotos, e os olhares dos “locais” sempre me definindo como “o turista”...
Nas reflexões das viagens, percebi o quanto eu fico “preso” na minha rotina, e o quanto posso evoluir ainda, ao conhecer novos lugares, ao me esforçar para aprender novas línguas... A comunicação é uma coisa fundamental, e sem ela, somos estrangeiros em qualquer lugar que estivermos... Seja em São Paulo, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Lyon, Sevilla... Seja lá como, é fundamental saber se comunicar!!! Pois, como já dizia o filósofo Chacrinha: “Quem não se comunica, se estrumbica!”

Nenhum comentário: